Não sendo possível afirmar com certeza que o papel morreu ou que ficará para sempre nas sucessivas gerações. Este suporte tem sido utilizado há milhares de anos como um meio de comunicação e, mesmo com o avanço das tecnologias digitais, ainda é amplamente utilizado hoje em dia.
Embora o suporte digital tenha se tornado cada vez mais popular, o papel ainda tem muitas vantagens, como a sua durabilidade, segurança e facilidade de uso. Além disso, muitas pessoas ainda preferem uma humanização centralizada pela sensação tátil e a experiência de leitura do papel, entre outros. Portanto, é difícil dizer com certeza se “o papel tem os seus dias contados”, ou se ficará célebre nas próximas gerações. O que podemos afirmar efetivamente é que ambos os suportes têm suas vantagens e desvantagens e que a escolha entre um e outro vai depender das necessidades e preferências de cada pessoa e de cada situação. Das quais conseguimos adiantar as que melhor correspondem ao tema:
Quando falamos do papel, constatamos que a maior vantagem é a sua durabilidade. Pois à margem dos arquivos digitais que podem ser perdidos ou corrompidos, o papel pode durar por décadas, até séculos, se for armazenado corretamente. Além disso, o papel é fácil de manusear e consequentemente de ler. Quanto a questões de domínio privado, é a opção mais segura para guardar informações confidenciais. Documentos importantes, como contratos legais e certidões de nascimento, são frequentemente impressos, garantindo a sua integridade evitando a manipulação de dados. Por último e a especular um cenário deveras inquietante, este suporte não depende de eletricidade ou da conexão da internet. Em caso de falta de energia (um caso extremo) ou de problemas técnicos, o papel continua acessível e legível.
O que nós sugerimos, MediaBuzz, diante os nossos clientes, é que tenham sempre consciência dos recursos, sejam eles de que natureza for, a nossa equipa antecipa e consciencializa sempre as melhores decisões e escolhas, pois temos sempre em conta o desperdício e a melhor empregabilidade de recursos, face às necessidades dos nossos clientes.
Pelo melhor resultado sempre! Ecologicamente.
Importante dizer que somos amplamente defensores dos dois mundos, e ambos se podem e conseguem efetivamente se completar entre eles, afirmando que o físico e o digital têm o seu lugar na comunicação atual. Enquanto o suporte físico é durável e seguro, o digital é mais prático e ecológico. A escolha entre um e outro vai depender das necessidades de comunicação de cada negócio/marca. No entanto , é importante lembrar que a tecnologia está sempre em constante evolução e é provável que o digital se torne cada vez mais dominante.
É, então, possível combinar os dois suportes de maneira inteligente, como usar o físico para suportes que celebrem o que de mais humano há e deixar o digital para novas experiências sensoriais.